August 24, 2023 Notícias No Comments

Localizado no município de Rio Claro, a história do Museu do Eucalipto começou a ser construída pelo engenheiro-agrônomo Edmundo Navarro de Andrade em 26 de março de 1916.

No final do século XIX, havia escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Para suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro criou hortos florestais em diversas cidades do interior paulista. Em 1914, Edmundo Navarro foi buscar na Austrália 144 espécies de eucalipto (Eucalyptus).

A coleção foi idealizada pelo próprio Edmundo Navarro com o objetivo de manter e expor os resultados das várias pesquisas realizadas por sua equipe para a aclimatação de diversas espécies de eucalipto no Brasil. Das 144 espécies trazidas da Austrália, 64 se adaptaram muito bem ao clima do país.

O acervo do Museu tornou-se referência na comunidade científica e subsidiou empresas que vieram a se dedicar ao plantio de florestas plantadas, principalmente, as voltadas à indústria do papel.

Com 16 salas, o museu conta a história da introdução do eucalipto no Estado de São Paulo, e a relação com a construção das linhas férreas, além do papel da Companhia Paulista na sua difusão. O local possui um espaço expositivo permanente, incluindo peças confeccionadas em madeira de eucalipto, como mobiliário, painéis e utensílios.

O Museu do Eucalipto é administrado pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Aos domingos, o local é aberto ao público das 14h às 17h. As visitas precisam ser agendadas pelo telefone (19) 3525-7036, 3533-8694 ou pelo e-mail feenarioclaro@fflorestal.sp.gov.br.

Written by Felipe Stresser