O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) promoveu o VIII Prêmio de Estudos em Economia e Mercado Florestal. A cerimônia de premiação aconteceu no fim de dezembro, no auditório do Ibama, em Brasília.
A vencedora foi Ingrid Borges de Lima, que escreveu a Metodologia para revisão de preço de royalties em concessão florestal. Os demais premiados, em ordem crescente, foram Joice Machado Martins, Fernanda Borges de Lima, João Paulo Bispo Santos e Grazielli Bueno. Eles receberam entre R$ 40 mil e R$ 10 mil, além de certificado e um troféu elaborado pelo Laboratório de Produtos Florestais do SFB.
O diretor-geral do SFB, Garo Batmanian ressaltou sobre a participação do público jovem, sendo 48% dos inscritos com idade entre 21 e 29 anos. “Isso para nós é fundamental, é o futuro. Esses são os que vão continuar fazendo estudos para que o Brasil melhore especialmente nessa agenda florestal.” Garo também pontuou que os estudos servem para melhorar o que vem sendo feito nas áreas de restauração e concessão florestal.
Foram recebidos 50 estudos, com habilitação de 27 monografias para concorrer à premiação. Desde sua criação em 2013, o prêmio promove a participação da sociedade na geração de conhecimento e proposição de contribuições nas políticas públicas a serem implementadas na área florestal.
O prêmio é uma parceria do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A comissão julgadora teve a participação de Júlio César Roma e Geraldo Sandoval Góes, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); do professor da UnB Fernando Paiva Scárdua; do professor da Esalq/USP Luiz Carlos Estraviz Rodrigues e do coordenador-geral de fomento e inclusão florestal do SFB, Fernando Castanheira Neto.
Foto: Juliana Mendes