Pressões econômicas continuam a impulsionar casos de greenwashing, com organizações mudando sua comunicação baseada em papel para plataformas digitais, buscando reduzir custos. De acordo com a Two Sides, essa transição muitas vezes é acompanhada por afirmações ambientais enganosas e infundadas, como “Seja verde – troque o papel e escolha o digital” ou “Escolha a fatura eletrônica e ajude a salvar uma árvore” – o que é enganoso e se enquadra como greenwashing.
Dados da pesquisa “Trend Tracker 2023” revelam que 57% dos consumidores brasileiros acreditam que os argumentos ambientais das empresas para justificar a transição para o digital são enganosos e que seu objetivo principal é a redução de custos. A pesquisa mostra também que 86% dos consumidores querem ter o direito de escolher a forma como recebem documentos e não desejam ser forçados a adotar a comunicação digital.
O presidente de Two Sides América Latina, Fabio Mortara, afirma: “Essas alegações de greenwashing não apenas violam os regulamentos de marketing ambiental, mas também prejudicam uma indústria com um histórico ambiental bem estabelecido e em constante melhoria. Longe de ‘salvar árvores’, um segmento de produtos de árvores cultivadas, como o do papel, incentiva o crescimento a longo prazo das florestas por meio de uma gestão sustentável.”
A campanha anti-greenwashing é uma prioridade para Two Sides, que continua a instar as empresas a não usarem alegações ambientais infundadas e enganosas sobre a eliminação do papel nas suas comunicações. Fundada em 2008, Two Sides é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que divulga os atributos únicos, sustentáveis e atraentes do papel e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre seus impactos ambientais.