
A Arauco lançou nesta quarta-feira (09) a pedra fundamental da fábrica de celulose branqueada, que começou a ser construída em Inocência, Mato Grosso do Sul. Com o maior investimento da história da companhia, na ordem de US$ 4,6 bilhões, a operação terá capacidade anual de produção de 3,5 milhões de toneladas.
Referência global em celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, a Arauco batizou o empreendimento de Projeto Sucuriú. Em setembro do ano passado, com aprovação do Conselho de Administração, a empresa anunciou a finlandesa Valmet como parceira de tecnologia e equipamentos.
A operação engloba sistemas automatizados projetados para maximizar a eficiência energética, reduzir custos operacionais, otimizar desempenho, além de minimizar o volume de resíduos e as emissões de gases de efeito estufa.
Segundo Carlos Altimiras, Diretor Presidente da Arauco do Brasil, “É o maior projeto de produção de celulose do mundo implantado em etapa única.”
O escopo inclui as áreas de processo regulares, assim como uma Planta de Gaseificação que vai gerar biocombustível para abastecer os fornos de cal da operação, uma Caldeira de Recuperação Química – a maior do mundo em capacidade no setor de papel e celulose -, e uma Caldeira de Biomassa, responsável pela geração de energia a partir do reaproveitamento de biomassa e outros resíduos do processo da fabricação da celulose. A energia gerada será de mais de 400 megawatts (MW) de eletricidade, dos quais cerca de 200 MW serão destinados para o consumo interno da unidade industrial. A energia excedente – suficiente para abastecer uma cidade de mais de 800 mil habitantes – será disponibilizada ao sistema nacional.
Localizada a 50km do centro urbano de Inocência, a nova fábrica tem previsão para começar a operar no segundo semestre de 2027.
Participe do Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Saiba mais em: www.showflorestal.com.br