A aquisição da Fazenda Monte Alegre pela Klabin em outubro de 1934 marcou o início da trajetória da empresa no estado. O projeto visionário, na época localizado na cidade de Tibagi, possibilitou a primeira fábrica integrada de papel e celulose do Brasil, onde hoje é Telêmaco Borba. Era o início da relação entre a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país e o Paraná, principal polo produtivo da Companhia.
Ao longo desses 90 anos, a presença da Klabin no Paraná tem sido marcada por inúmeras conquistas e pelo impulso ao desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades onde atua.
Nos últimos 10 anos foram cerca de R$ 36 bilhões, em valores corrigidos, em recursos aplicados em expansões e melhorias em suas estruturas no Paraná, com destaque para lançamentos de novos produtos no mercado nacional, novas unidades e expansão florestal.
A Unidade Monte Alegre, que deu início à história da Klabin no Paraná, segue como referência para o setor de papel em todo o Brasil. Com capacidade produtiva de mais de um milhão de toneladas de papel por ano, a unidade prepara-se para receber uma nova caldeira de recuperação. As obras para substituição do equipamento estão em andamento e a nova caldeira deverá entrar em funcionamento no final de 2026.
A conclusão recente do Projeto Puma II, na Unidade Ortigueira, é o maior investimento da história da Companhia e o maior aporte privado no Paraná, totalizando R$12,9 bilhões.
Foto: Projeto Puma II
Crédito: Klabin