
Uma nova enzima descoberta em solo brasileiro representa um dos principais avanços nas últimas décadas na área de bioenergia. Essa molécula, uma nova classe de biocatalisador, é capaz de acelerar a desconstrução da celulose, uma das etapas mais importantes na produção de bioenergia e bioquímicos.
A descoberta foi destaque na revista britânica Nature, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa para Agricultura, Alimentos e Meio Ambiente da França (INRAE), Universidade Aix Marseille e Universidade Técnica da Dinamarca (DTU).
O biocatalisador foi identificado a partir do material genético de bactérias encontradas em resíduos de biomassa coletados em solo brasileiro. Seu mecanismo singular de ação, aliado à capacidade de gerar seu próprio co-substrato, a torna uma ferramenta poderosa para a desconstrução da biomassa vegetal.
“Essa descoberta muda o paradigma da degradação da celulose na natureza e tem o potencial de revolucionar as biorrefinarias”, afirma o pesquisador do CNPEM, Mario Murakami, responsável por liderar os estudos. “Com a CelOCE, podemos vislumbrar novas rotas para a produção de bioenergia, bioquímicos e biomateriais a partir de biomassa vegetal, contribuindo para uma economia de base biológica, baixo carbono e circular.”
De acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o Brasil produziu 43 bilhões de litros de etanol em 2023. Com a nova descoberta, essa produção poderia aumentar em bilhões de litros, utilizando resíduos agroindustriais como bagaço de cana, palha de milho, madeira e outros cultivos, sem a necessidade de expandir as áreas de plantio.
O volume exato desse aumento ainda não pode ser determinado, pois depende da quantidade de resíduos que será destinada à produção de etanol por meio da aplicação da enzima.
Imagem: Divulgação/CNPEM
Participe do Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Saiba mais em: www.showflorestal.com.br