Está chegando mais uma Semana Florestal Brasileira. Entre os dias 07 e 11 de agosto, Ribeirão Preto e região receberão a Expoforest, maior feira florestal dinâmica do mundo e dois importantes eventos técnicos, que reunirão grandes nomes do setor, com reconhecimento mundial.
Um dos eventos é o 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura, marcado para acontecer nos dias 07 e 08 de agosto no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto. Os desafios para a produção florestal, silvicultura digital, cases de inovação e tecnologia e os rumos da mecanização contra a escassez de mão de obra são os principais eixos temáticos.
Os Desafios para a Produção Florestal
Organizado pela Malinovski e Embrapa Florestas terá como primeiro painel “Os Desafios para a Produção Florestal”, com moderação de Junior Ramires. Luiz Calvo Ramires Jr., mais conhecido como Junior Ramires, é sócio-diretor e CEO de empresas florestais e presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas. Participou do corpo de membros da Câmara Técnica Especializada–CTE na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, para elaboração do Plano Nacional de Florestas Plantadas.
Três apresentações farão parte do painel moderado por Junior Ramires. São elas: “Avanços nos Estudos de Clima e Produtividade Florestal”, com José Luiz Stape, professor de pós-graduação da UNESP Botucatu; “Plantações Florestais nas Novas Fronteiras do Território Brasileiro”, com Cristiane Aparecida Fioravante Reis, pesquisadora da Embrapa Florestas; e “Estratégias para Utilização de Compostos Clonais”, com Gabriel Dehon Rezende, Head Corporativo de P&D Florestal da Bracell. O painel será encerrado com a abertura de perguntas ao público.
Silvicultura Digital
Após um intervalo com coffee break, o primeiro dia do Encontro Brasileiro de Silvicultura seguirá com a mesa redonda intitulada “Silvicultura Digital”. A moderação será de Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, que é professor de Economia e Planejamento Florestal da Esalq-USP. Os participantes desta mesa redonda são: Carlos Justo, gerente florestal da Eldorado Brasil; Marcos Paulo Rossi Sacco, gerente sênior de Operações Florestais da Bracell Bahia; e André Dezanet, general manager da Vallourec Florestal. A mesa redonda terá duração de uma hora, com mais 30 minutos para perguntas do público.
Operações Silviculturais: Cases de Inovação e Tecnologias
A programação da tarde iniciará às 14 horas, com o painel “Operações Silviculturais: Cases de Inovação e Tecnologias”. A moderação será da engenheira florestal e integrante da equipe técnica do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), Maria Jose Zakia.
Três apresentações, de 25 minutos cada, farão parte do painel: “Recomendação Clonal Integrada e Otimizada”, por Diego Cezana, coordenador de Planejamento Florestal da Veracel; “Microplanejamento para Potencializar Plantio em Áreas Declivosas”, por Luis Augusto dos Santos de Saldanha, gerente de Silvicultura da Klabin PR; e “Revolução do Uso de Drones em Tratos Culturais”, por Bruno Morales, gerente de Operações Florestais da CMPC. Após a terceira apresentação abre-se para perguntas do público.
Os Rumos da Mecanização x Escassez de mão de obra
Entre 15h30 e 16h15 está programado um intervalo com coffee break. Os conteúdos retornam com a segunda mesa redonda do primeiro dia: Os Rumos da Mecanização x Escassez de mão de obra. A moderação será de Edimar de Melo Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia.
Farão parte desta mesa redonda: Anderson Lins, diretor florestal da Dexco; Fabian Fernandes Bruzon, diretor de operações florestais da Suzano; e Fernando dos Santos Gomes, diretor florestal da Arauco MS. Seguindo o protocolo, haverá 30 minutos para perguntas do público.
Práticas Sustentáveis e Novos Conceitos Para a Produção Florestal
O segundo dia do Encontro Brasileiro de Silvicultura começará com o painel: “Práticas Sustentáveis e Novos Conceitos Para a Produção Florestal”. A moderação será de Adriana Maugeri, presidente-executiva da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF).
O painel iniciará às 08h30 e encerrará às 10h, após as perguntas do público. Farão apresentações no painel os seguintes profissionais: Eduardo Ciriello, diretor florestal da Futuro Florestal, vai apresentar “Overview das Espécies Alternativas Potenciais para Produção Florestal no Brasil”; Vanderley Porfírio da Silva, pesquisador da Embrapa Florestas, “ILPF na Década de 2020”; e Bruno Mariani, diretor da Symbiosis, com “Recuperação de Áreas Degradadas com Foco Econômico”.
Planejamento do Orçamento x Riscos para a Produtividade
Após o coffee break será realizada a primeira mesa redonda do dia. Com o tema “Planejamento do Orçamento x Riscos para a Produtividade, será moderada por Luis Fernando Silva, head of forest operations na Paper Excellence.
A mesa redonda terá as participações de: José Maria de Arruda Mendes Filho, sócio-diretor da Lacan Florestal; Fabiano Antonio Rodrigues, diretor florestal & Suprimentos da Sylvamo; Julio César Tôrres Ribeiro, diretor industrial e florestal da Cenibra.
Status Atual e Perspectivas para o Segmento Florestal Brasileiro
A programação técnica da Semana Florestal Brasileira terá como destaque o painel conjunto do 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura com o 19º Seminário de Colheita e Transporte de Madeira para debater o “Status Atual e Perspectivas para o Segmento Florestal Brasileiro”. A moderação será do chefe-geral da Embrapa Florestas, Erich Gomes Schaitza. Neste painel os participantes serão: Moacir Reis, presidente da Comissão Nacional de Agrossilvicultura da CNA e Paulo Pupo, superintendente da ABIMCI.
O encerramento da Semana Florestal Brasileira terá homenagens e premiação das startups nas tecnologias e negócios florestais, vencedoras do Forest Startup Conecta.