A evolução de construções sustentáveis, com menor pegada de carbono e custos menores tem aumentado o uso de madeira em projetos estruturantes. Um projeto nos Estados Unidos, no entanto, chama a atenção para algo extremo: a estrutura está viva!
O primeiro deste tipo, o Fab Tree Hab é uma estrutura de árvore viva enxertada. Compartilhado por pessoas e animais, este habitat multiespécies combina técnicas indígenas de enxerto de árvores com andaimes em arco de madeira laminada cruzada (CLT). O objetivo é criar um protótipo de uma habitação perfeitamente integrada na sua paisagem natural e substituir materiais industriais nocivos por alternativas duráveis e de base biológica. Os elementos de fundação quase não usam concreto e todos os elementos da fachada são de madeira tratada com cera de abelha e resina de conífera.
Árvores de até nove metros de altura são moldadas em grandes andaimes de madeira. Após um ano de crescimento, as árvores sustentam o sistema modular de paredes multiespécies.
A estrutura serve como observatório e centro educacional. O projeto com pouco mais de 300 metros quadrados está localizado em New Windsor, Nova York.
Fotos: Fab Tree Hab