A Lignum Brasil e a 2ª Expo Madeira & Construção começaram com o pé direito. A aposta do setor com a realização do evento foi comprovada no coquetel de lançamento, que aconteceu ontem à noite (24/06), na capital paranaense. Cerca de 80 pessoas, entre empresários, representantes de entidades e associações do setor madeireiro, imprensa e membros do governo, estiveram presentes para celebrar e conhecer um pouco mais sobre o que está por vir.

O lançamento aconteceu, no Expo Renault Barigui, mesmo centro de exposições onde as feiras serão realizadas em 2016. Para dar início a cerimônia de abertura, Jorge R. Malinovski, diretor geral da Malinovski Eventos, empresa organizadora e realizadora do evento, ressaltou que a Lignum Brasil já nasceu forte, pois tem o apoio institucional de importantes entidades representativas do segmento madeireiro de base florestal: ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), ABPM (Associação Brasileira de Preservadores de Madeira), ACR (Associação Catarinense de Empresas Florestais), ANPM (Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira), APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Ibá (Indústria Brasileira de Árvores).

A palavra de ordem é união. De acordo com Jorge, a feira está sendo concebida com o intuito de agregar a todos os atores que labutam na transformação da madeira em seus diversos segmentos. “O foco principal é a apresentação de máquinas, equipamentos e insumos para transformação, beneficiamento de engenheirados e componentes madeirados”, elucidou. Serão apresentadas também, opções para a geração de energia proveniente da biomassa florestal e a tecnologia presente no tratamento preservativo da madeira.

Rafael A. Malinovski, diretor de negócios da Malinovski Eventos, destacou a essência da Lignum Brasil, que teve seu nome inspirado na palavra “lignina”, molécula que associada à celulose confere, rigidez, impermeabilidade e beleza à madeira. Ele ressaltou também a experiência da Malinovski Eventos na organização de eventos com a Expoforest, maior feira dinâmica florestal das Américas.

Para falar sobre a 2ª Expo Madeira & Construção, Carlos Mendes, diretor executivo da APRE, foi chamado à frente. Ele explicou que a feira é uma continuidade no processo de industrialização da madeira. Ela visa enaltecer o uso da matéria-prima na construção civil. “Na Europa, Estados Unidos e Canadá, a madeira já é amplamente utilizada na construção de casas, mas aqui no Brasil ainda não, o país ainda não acredita no potencial da madeira. Por esse motivo, durante a Feira vamos reunir engenheiros, arquitetos e construtoras para que possam conhecer e investir na madeira.”

Paulo Pupo, superintendente da Abimci, uma das associações apoiadoras da feira, afirmou que o setor precisa se unir e fazer acontecer por si só, sem esperar apoio do governo. “Cabe a nós pensarmos e realizarmos ações conjuntas daqui para frente. Além disto, temos que trabalhar estrategicamente, ou então, daqui a 10-15 anos, vamos reclamar dos mesmos problemas”. Ele assegurou que a Associação irá se esforçar para que nos corredores da feira sejam discutidas ações inteligentes e estratégicas.

Outra apoiadora das feiras é a ABIMAQ. Sigmar Sá, vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Madeira da instituição e diretor executivo da Metalúrgica Turbina, destacou que a Lignum Brasil terá extrema importância para o setor por seu objetivo de fomentar a tecnologia. “Nós, produtores de máquinas, temos sido questionados sobre o que temos de novidades, quais são as ideias inovadoras, porque o mercado exterior já disponibiliza máquinas mais avançadas que podem ser inseridas no mercado nacional”, alertou. “A Lignum Brasil veio propor uma solução para esse entrave e fomentar tecnologias no país.”

“Estamos ansiosos com esse evento e vamos nos esforçar muito para promover a Lignum Brasil junto a todas as indústrias e empresas associadas à ABPM e ligadas à indústria madeireira”, ressaltou Humberto Tufolo Netto, diretor tesoureiro da ABPM. Ele afirmou que a ABPM não medirá esforços para que a feira seja um sucesso.

Por fim, Benno Weigert Doetzer, presidente do Instituto de Floresta do Paraná e, que na ocasião, representou o Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, salientou que a Secretaria está à disposição para o que for necessário para que o evento seja bem-sucedido. Ressaltou também, que do ponto de vista da Secretaria do Estado, o setor é de extrema importância estratégica.

A Lignum Brasil e a 2ª Expo Madeira & Construção acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de março de 2016, no Expo Renault Barigui, em Curitiba (PR). Para mais informações: www.lignumbrasil.com.br, www.expomadeira.com e (41) 3049-7888.

Serviço:
Lignum Brasil 2016
Data: 09 a 11 de março de 2016.
Local: Expo Renault Barigui, em Curitiba (PR).

Escrito por Giovana Massetto