Muito do avanço tecnológico do setor florestal nos últimos anos deve-se à contribuição de startups. Ideias inovadoras e iniciativas cheias de propositivo, trazem soluções criativas e contribuem para melhorar a performance, evitar desperdícios e diminuir qualquer impacto no meio ambiente.

Pensando em incentivar estas práticas, faz parte da uma das frentes da Expoforest, o Forest Startup Conecta. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida em conjunto pela Embrapa Florestas, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Grupo Malinovski. O objetivo é conectar startups com parceiros, investidores e clientes, de forma a viabilizar negócios nas cadeias produtivas de plantações florestais.

Durante a Semana Florestal Brasileira, a Forest Startup Conecta promoverá o 1º Prêmio Expoforest de Startups no Setor de Plantações Florestais. O prêmio vai identificar e promover a visibilidade de startups, colaborando para que soluções tecnológicas inovadoras (produtos e processos) atendam demandas e viabilizem novos negócios no setor brasileiro de base florestal associado a árvores plantadas e em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Entre os critérios de avaliação estão: viabilidade técnica, diferencial da tecnologia, potencial de impacto técnico e econômico, fase de desenvolvimento, expectativa de prazos, e visão de futuro.

O anúncio dos vencedores será no dia 08 de agosto, durante os eventos técnicos: 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura e 19º Seminário de Colheita e Transporte de Madeira.

www.expoforest.com.br

Escrito por Felipe Stresser