January 30, 2024 Notícias Nenhum comentário

Membros do Conselho Estadual de Controle Ambiental de Mato Grosso do Sul aprovaram por unanimidade o parecer que recomendou a emissão da Licença Prévia para implantação da fábrica da Arauco no município de Inocência. Além de produzir papel e celulose, a fábrica terá uma termoelétrica, que utilizará resíduos da produção florestal, com capacidade para 420 MW. O empreendimento do grupo chileno prevê investimentos da ordem de R$ 28 bilhões.

A primeira fase do projeto tem previsão para entrar em operação em 2028 e a segunda fase em 2032. Cada linha tem capacidade de produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose ao ano, funcionando de forma ininterrupta. Quando entrar em atividade a fábrica deve gerar 1.070 empregos diretos e indiretos.

Em um protocolo de intenções firmado com a prefeitura de Inocência estão previstos esforços para “prover o município da infraestrutura necessária que atenda os impactos econômicos, sociais, logísticos, fiscais e populacionais decorrentes da implantação da fábrica”. Entre essas ações consta a construção de uma terceira pista na rodovia MS-377, no trecho entre Água Clara e Inocência, apoio na estruturação e implementação do Plano Diretor do município e outras atividades que envolvam demandas da gestão municipal.

Escrito por Felipe Stresser