O Brasil registrou em 2021 a maior taxa de produtividade do eucalipto no país, desde 2014. A incrível marca de 38,9 m³/ha/ano está detalhada no Relatório Anual 2022, da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Apesar de ser uma cultura menor que a do eucalipto, levando em conta a área plantada no país, o pinus também teve como destaque a taxa de crescimento, uma das maiores do mundo para o gênero: 29,7 m³/ha/ano.
O documento faz um apanhado geral dos dados do setor, com informações atualizadas de 2021. Ali estão, por exemplo, o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), que em 2021 cresceu 4,6%, após retração de 3,9% em 2020.
Ao contrário do observado na grande parte dos segmentos da atividade econômica brasileira, a cadeia produtiva florestal manteve seu comportamento resiliente. O valor adicionado da cadeia produtiva florestal cresceu 7,5%, em 2021, bastante superior a evolução do PIB nacional e chegando a um recorde na receita bruta de R$ 244,6 bilhões. Os números apresentados no Relatório Anual da Ibá demonstram que, a partir do Brasil, conhecimento e tecnologia são propulsores de uma agricultura moderna.