Diversos estados do Brasil estão se mobilizando para prevenir e combater incêndios florestais. As associações de base florestal contribuem significativamente com as campanhas e algumas das empresas associadas possuem brigadas próprias, altamente preparadas para adversidades.

Na Bahia, a ABAF conta com o apoio de diversas instituições, como Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), Associação dos Produtores Irrigantes da Bahia (Aiba) e Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), que lidera o “Programa Bahia Sem Fogo” (BSF) e o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) criou a campanha “Queimar te Queima”, que alerta para o perigo de pequenas queimadas intencionais, para limpar áreas ou acabar com lixo, e que podem se transformar em grandes desastres.

No Paraná, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) faz anualmente campanha em parceria com diversos órgãos e instituições do estado. Em 2023 o slogan escolhido foi “Não temos tempo a perder. Precisamos evitar os incêndios florestais agora”.

A Associação Catarinense de Empresas Florestais tem o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina como principal instituição parceira. A associação mantém um vídeo permanente no próprio site que alerta para a prevenção e perigos dos incêndios florestais.

Com o tema “Prevenir é combater”, a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) e as empresas associadas, tem parceria do Sistema Famasul e Senar/MS, e apoio do Governo de MS, Corpo de Bombeiros Militar e Ibama, na 12ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios.

Escrito por Felipe Stresser