O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começou a prevenção de incêndios florestais nas unidades de conservação. Uma das técnicas usadas pelos brigadistas é a queima prescrita, que está inserida no contexto do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Para aumentar a eficiência das queimas, o ICMBio emprega helicópteros visando realizar a prevenção em regiões de difícil acesso e otimizar o trabalho dos brigadistas, que gastam menos tempo no deslocamento e na ação propriamente dita.

A queima prescrita é uma técnica controlada e planejada para reduzir o combustível acumulado em áreas vulneráveis para conter o risco de incêndios. A ação está dentro dos padrões de segurança e faz parte do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) dos Parques. O método faz a utilização controlada do fogo com baixa intensidade e severidade, realizado para fins de conservação.

Uma das principais diferenças visíveis da queima prescrita para o incêndio é que a primeira costuma ter fumaça em tons claros de cinza; já incêndios florestais costumam emitir fumaças em cores mais escuras. Além disso, é visível que na queima prescrita as árvores maiores são preservadas. Nos incêndios, a tendência é que nenhuma vegetação seja poupada.

Escrito por Felipe Stresser