O estado de Alagoas recebeu a primeira usina verde de geração de vapor, à base de biomassa de eucalipto. O empreendimento foi desenvolvido pela Veolia, que atua em soluções ambientais para cidades e indústrias, em parceria com a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas em um investimento de aproximadamente R$400 milhões.
Inaugurada no fim do ano passado, a nova usina de biomassa está instalada no polo Multifabril Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. O objetivo de produzir todo o vapor necessário para a fábrica de PVC da Braskem, considerada a maior planta de PVC da América Latina.
Com capacidade para gerar 900 mil toneladas de vapor por ano, a expectativa e reduzir a emissão anual de cerca de 150 mil toneladas dos chamados gases de efeito estufa. A Veolia ficará responsável pela operação, manutenção e gerenciamento da usina durante duas décadas, incluindo a gestão agroflorestal da biomassa, que também contempla o plantio, manutenção das florestas e preparação da biomassa.