Uma das mais importantes fabricantes de MDF e compensado das Américas, a Guararapes, completou 40 anos neste mês. A empresa começou como uma pequena madeireira no município de Quilombo/SC, pelas mãos dos amigos João Carlos Pedroso e Walderez Bertolin.
Dois anos depois a sede foi transferida para Palmas/PR, onde começou a produção de painéis de madeira compensada para exportação. Em 2002 foi inaugurada uma nova planta, em Santa Cecília/SC. Já em 2009 entrou em operação a fábrica de MDF, situada em Caçador/SC. Esta planta passou por ampliação em 2016, o que fez da Guararapes um dos principais players no segmento nacional. O ano de 2023 foi um marco na história da empresa com a inauguração de uma nova operação em Caçador. Com a obra a capacidade de produção foi ampliada em 90%, elevando a planta à maior das Américas.
“Construímos uma história muito bonita, de muito trabalho e várias conquistas. Hoje, posso falar que estamos posicionados entre as principais empresas do setor, tanto de MDF quanto de compensados. Isso tudo graças a muito trabalho e dedicação de toda a equipe. Que venham os próximos 40 anos da Guararapes”, comemorou Ricardo Pedroso, CEO da companhia.
Atualmente mais de 2 mil funcionários estão distribuídos nas plantas de Palmas (PR), Santa Cecília (SC) e Caçador (SC), além de escritórios em São Paulo (SP) e Curitiba (PR) e centros de distribuição nos Estados Unidos e Ipojuca (PE).