
De acordo com a agência de notícias Reuters, o presidente americano Donald Trump, considerou taxar a madeira e outros produtos florestais importados pelos Estados Unidos. O comentário foi feito à jornalistas que acompanhavam o presidente a bordo do avião presidencial, em viagem para Washington.
Sem citar países, ele previu uma tarifa de 25%, com vigência a partir de 2 de abril, quando também se espera a aplicação de uma tarifa semelhante sobre automóveis importados. Na mesma conversa, ele falou sobre “trégua a países que reduzirem ou eliminarem suas próprias tarifas sobre produtos norte-americanos”.
Um dia antes, Trump afirmou que também pretende impor tarifas semelhantes sobre semicondutores e produtos farmacêuticos.
Neste governo ele já anunciou, mas depois adiou por um mês, tarifas de 25% sobre produtos vindos do México e importações não relacionadas à energia do Canadá.
Na semana passada, Trump revelou planos para impor tarifas recíprocas a todos os países que aplicam tarifas sobre produtos dos Estados Unidos ou criam barreiras não tarifárias para limitar o acesso norte-americano a seus mercados.
De acordo com o Relatório Anual da Ibá, em 2023 o Brasil exportou US$ 2,8 bilhões para a América do Norte em produtos da cadeia de árvores cultivadas.
Qual o impacto para o setor florestal brasileiro se, de fato, esta tarifa for imposta?
Participe do Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Saiba mais em: www.showflorestal.com.br