January 19, 2025 Notícias Nenhum comentário

De acordo com o governo estadual, Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 15% em área de florestas plantadas entre 2024 e 2023. O estado tem atualmente a segunda maior área com árvores cultivadas do país, com 1,5 milhão de hectares, sendo 98% dessa área destinada ao eucalipto.

As informações são provenientes do Projeto SIGA/MS, que monitora e acompanha o crescimento do setor em Mato Grosso do Sul.

“Tivemos um aumento de praticamente 275 mil hectares de florestas plantadas no último ano. Quem está na ponta entende o que isso representa para o setor. A movimentação econômica muda, toda a estrutura para comportar uma área deste tamanho se altera”, comentou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Cinco dos dez maiores municípios brasileiros em termos de área com florestas plantadas estão localizados em Mato Grosso do Sul. Conforme o ranking nacional, Ribas do Rio Pardo ocupa a primeira posição, com 420,5 hectares; Três Lagoas está na segunda posição, com 311,9 hectares; Água Clara na terceira posição, com 163,1 hectares; Brasilândia: ocupa a quarta posição, com 150 mil hectares e Selvíria na sexta posição do ranking, com 106,5 hectares. “Esses municípios são os principais polos de produção de eucalipto no estado, atraindo investimentos nacionais e internacionais para a instalação de grandes indústrias de celulose e papel, como a Suzano, Eldorado Brasil, Bracell e Arauco”, ressaltou o titular da Semadesc.

Segundo o Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Estado de Mato Grosso do Sul (SINPACEMS), nos próximos 8 anos, a área destinada ao plantio de eucalipto precisa crescer 87% para atender a demanda por matéria-prima das indústrias instaladas em MS.

Foto: Patrick Queiroz

Participe do Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Saiba mais em: www.showflorestal.com.br

Escrito por Malinovski