Congresso-Florestal
setembro 15, 2012 Notícias Nenhum Comentário

Curitiba foi sede do 4º Congresso Florestal Paranaense que recebeu, entre os dias 10 e 14 de setembro, 584 congressistas entre profissionais, professores e estudantes da área florestal. O evento não ocorria há duas décadas, porém todas as expectativas foram superadas com um grande número de participantes do estado do Paraná e de outros estados. Desta forma o Congresso Florestal entra para a agenda nacional de eventos do setor.

Os participantes tiveram a oportunidade de participar ao longo da semana de 40 palestras que abordaram, entre outros temas, tecnologia, silvicultura, manejo, logística, política e economia. O último dia foi reservado para a realização de visitas técnicas. Os participantes puderam optar por conhecer uma área de operações florestais, um local com tecnologia de produtos madeireiros ou uma área de conservação da natureza. Muita gente veio de longe para acompanhar o evento que recebeu inscrições de 20 estados brasileiros diferentes e ainda um grupo de congressistas vindo do Paraguai.

De acordo com o diretor executivo da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Carlos Mendes, uma das promotoras do evento, o alto nível das palestras e o formato de câmaras técnicas agradaram o público. Além disso, o grande número de trabalhos inscritos, mais de 200, de diversas universidades de todo o país contribuiu para a disseminação de novas pesquisas e informações atualizadas do setor.

O Congresso foi promovido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (APEF), Embrapa Florestas e cursos de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unicentro (Irati) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O evento contou com patrocínio das empresas Arauco, Berneck, Remasa, Klabin, Pesa, Itaipu Binacional, Pöyry Silviconsult e Valor Florestal, além do Conselho Regional de Engenharia (CREA-PR), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), CNPQ, BRDE, Copel, Fundação Araucária e Sindimadeira.

A Malinovski orgulha-se de ter sido a organizadora do evento e ter contribuído de forma significativa para o sucesso do evento.

Escrito por Giovana Massetto