Photo-01
setembro 24, 2013 Notícias Nenhum Comentário

A Expoforest – Feira Florestal Brasileira, acontece daqui a 8 meses, mas já superou o número de expositores da edição realizada em 2011. Na ocasião, foram 128 empresas participantes, hoje já são 130. “Esse é apenas o começo. Nosso objetivo é aumentar em 30% o número de expositores devido a grande procura do mercado, por esse motivo, aproveitamos o momento para ampliar a planta da feira”, declarou Jorge R. Malinovski, diretor geral da Expoforest.

As principais empresas de viveiros, preparo do solo, máquinas de colheita, soluções e tecnologia para biomassa, transporte e silvicultura já tem seus espaços reservados. Empresas de origem internacional já fazem parte desse seleto grupo de expositores.

Observa-se que estas empresas com tradição florestal, que ainda não estão no Brasil, têm voltado os olhos para este mercado devido ao seu crescimento e as perspectivas para o futuro. De acordo com a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) da Presidência da República, o Brasil deve ter o dobro de área de florestas plantadas até 2020, hoje o país tem 6.7 milhões de ha (hectares). Essa perspectiva otimista é possível devido às projeções de investimentos de plantas de celulose, papel e painéis, mas também a dinâmica de crescimento de reflorestamentos para outros fins, principalmente energéticos.

Outros fatores também são relevantes, como: a velocidade de crescimento das florestas plantadas, bem como a sua produtividade por hectare; e a emigração de mão de obra, que deixa o interior e vai para os grandes centros, exigindo a mecanização das operações.

Uma das novidades da próxima edição, que vai atender esse público, é a criação de um pavilhão internacional, onde empresas que querem conhecer o potencial do mercado florestal brasileiro estarão presentes demonstrando suas tecnologias e produtos ao público especializado.

A Expoforest, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio de 2014, faz parte da programação da III Semana Florestal Brasileira. De acordo com a organização da Feira, os visitantes terão acesso às novas tecnologias, equipamentos, máquinas e serviços para a produção de florestas plantadas.

A Expoforest faz parte do calendário oficial da ABRAF (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas) e também se tornou membro da FDF (Forestry Demo Fairs), rede internacional de feiras dinâmicas que garante segurança nos eventos e nível de qualidade para visitantes e expositores. As maiores feiras florestais mundiais, como a Elmia (Suécia), KWF Tagung (Alemanha), Euroforest (França), Eko-Las (Polônia) também fazem parte da mesma rede.

Para mais informações sobre a Expoforest, acesse: www.expoforest.com.br

Escrito por Giovana Massetto