Photo-13
março 24, 2015 Notícias Nenhum Comentário

O Excel é uma ferramenta que faz parte da vida cotidiana de engenheiros florestais e profissionais que trabalham nesta área. Um programa tão versátil pode auxiliar tanto em tarefas administrativas quanto em cálculos feitos em campo. Mas as possibilidades de uso são tantas que muitos profissionais não sabem nem um terço do que pode ser feito utilizando as planilhas de Excel. Para facilitar a prática dos profissionais florestais e aperfeiçoar as atividades realizadas, a Malinovski realizou o 2º Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Microsoft Excel Florestal.

O curso ministrado por Rubens Ruthes, técnico em processamento de dados pela Escola Técnica da UFPR (Universidade Federal do Paraná), engenheiro florestal pela mesma instituição e pós-graduado em Administração de Empresas pelo ISAE-FGV, nos dias 19 e 20 de março, em Curitiba (PR), foi dividido em quatro módulos: Aperfeiçoando funcionalidade usuais; Tabelas de dados e tabelas dinâmicas – as ferramentas do Excel que podem economizar horas de trabalho; Análise de dados – retirando informação com qualidade científica dos seus dados; e Macros VBA – fazendo o Excel trabalhar para você.

Para Julio Cesar Soznoski, sócio-diretor da Kolecti Recursos Florestais Ltda, aprender mais sobre Excel aplicado nas operações florestais foi fundamental para organizar melhor as atividades realizadas na empresa. “Depois que saí da Universidade, já deveria ter feito um curso desses porque muitas vezes você monta uma planilha sem lógica e acaba perdendo bastante tempo com isso. Sabendo utilizar as ferramentas do programa acredito que tudo fica mais rápido e prático.”

Já Paula Burigo Vandresen, analista de pesquisa e controle de qualidade florestal da Celulose Irani, tem conhecimento intermediário no programa e buscou no curso algo mais avançado e específico para o setor florestal. “Aprendendo no curso, várias técnicas e ferramentas que vão me ajudar muito profissionalmente”, analisa. Otimizar o uso das planilhas e economizar tempo é o objetivo da analista.

Essa também foi o a busca de Gerson Leick, diretor da Campo Alto Florestal. “Tudo o que é contábil e faz parte do controle operacional da empresa é feito em Excel, então preciso ter um conhecimento mais avançado das funcionalidades do programa”, acredita Gerson. “Consegui adquirir conhecimentos avançados iniciais, agora a prática vai ser fundamental para a consolidação do aprendizado e como isso será aplicado na empresa”.

Para Felipe Guidali Koeche, diretor da Terra Pinus, o curso serviu para atualizar seus conhecimentos relacionados às planilhas. Além de fazer uma rede contatos profissionais com os outros participantes. Ele acredita que esse curso é só o começo e outras palestras com o mesmo tema devem ser ministradas. “Esse é o conhecimento mais básico, precisamos de outros cursos que tragam cada vez mais informação”, sugere.

A próxima edição do Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Microsoft Excel Florestal está programada para 2016, porém ele também pode ser realizado in company. Para mais informações entre em contato: info@malinovski.com.br

Escrito por Giovana Massetto