No dia 21 de agosto a Florestar completou 35 anos de atividades e como parte das comemorações lançou o Panorama da Indústria Florestal Paulista 2025. O documento está disponível em formato digital no site da associação estadual (www.florestar.org.br), que agora também possui nova marca e denominação: Florestar – Indústria Florestal Paulista. A publicação reúne dados atualizados sobre a contribuição do setor para a economia e o desenvolvimento de São Paulo.
De acordo com o levantamento, São Paulo é o estado que mais emprega no setor florestal brasileiro, com 163 mil postos diretos e mais de 877 mil empregos entre diretos, indiretos e efeito renda, tendo o papel e a celulose como principais segmentos empregadores.
Os produtos florestais ocupam a terceira posição no ranking de exportações do agronegócio paulista, com participação de 10,2%. Em 2024, a indústria florestal paulista também liderou as exportações do setor no Brasil, registrando US$ 3,29 bilhões em vendas externas, o que representa 19,5% do total nacional e um crescimento de 15,9% em relação ao ano anterior.
O estado ainda se destaca pelo protagonismo em segmentos específicos: ocupa a primeira posição nas exportações nacionais de papel, com 47,4% do valor total, e também lidera nas exportações de resina, com 68,5%. No mercado de painéis reconstituídos de madeira, aparece em segundo lugar, com 28,5% do total, mesma posição que ocupa nas exportações de celulose, com 16,6%.
Para baixar gratuitamente o Panorama da Indústria Florestal Paulista 2025, basta acessar o site da Florestar e ir à aba “Conteúdo Digital”.