Em janeiro, o diretor de tecnologia da Braspell, Afonso Bertucci, esteve na sede da Ageflor (Associação Gaúcha de Empresas Florestais) para uma reunião com o diretor-executivo da associação, Jorge Heineck, e o assessor da Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Rafael Ferreira. De acordo com Bertucci, o projeto de bioenergia de base florestal da empresa, que prevê a viabilização de planta de pellets na cidade de Pinheiro Machado, será retomado.
O representante da empresa também esteve na prefeitura de Piratini, município vizinho a Pinheiro Machado, para tratar do projeto. A cidade é uma entre as três com maior área plantada no Rio Grande do Sul, cerca de 40 mil hectares (Ageflor 2022). A expectativa da gestão municipal é pela movimentação econômica, com geração de emprego e oportunidades para os produtores de madeira da região. A prefeitura divulgou que “o projeto irá gerar empregos, renda e valorização da produção de madeira para Piratini, algo extremamente importante para o desenvolvimento do município. A Prefeitura reafirma seu compromisso em apoiar projetos de inovações, crescimento econômico e de benefícios para comunidade.”
A indústria que será implantada em Pinheiro Machado deve ocupar uma área de 149 hectares, na altura do km 128 da rodovia BR-293, junto à ferrovia e rede de transmissão elétrica.
Participe do Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Saiba mais em: www.showflorestal.com.br