Rua Prefeito Angelo Lopes, 1860 - Curitiba / PR
Encontro Brasileiro de Infraestrutura e Logística Florestal
O Encontro Brasileiro de Infraestrutura e Logística Florestal tem como objetivo reunir técnicos e engenheiros de empresas de base florestal e de instituições públicas para discutir temas relacionados à infraestrutura e a logística que envolve a cadeia produtiva florestal.
Sobre infraestrutura serão abordados temas como planejamento, construção e manutenção de estradas de uso florestal, além da interface entre as estradas e a produção florestal. Para a segunda edição, os temas abordados são mais amplos e passam também pela área de logística. Sendo abordadas as desafios, tendências e perspectivas para a logística e transporte florestal.
A integração da logística, no evento, foi essencial, afinal é ela que garante o constante fornecimento de matéria-prima para os clientes. A sinergia criada entre as duas áreas garante o sucesso do empreendimento florestal.
A segunda edição, que acontecerá nos dias 06 e 07 de outubro, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba (PR), será formada por 4 blocos de assuntos: Cenário Econômico Atual – Tendências e Perspectivas para a Logística e Transporte Florestal; Desafios em Logística de Produtos Florestais; Técnicas de Planejamento, Construção e Manutenção de Estradas; Interface Entre Estradas e Produção Florestal.
Na primeira edição, realizada em Curitiba (PR), entre os dias 16 e 18 de outubro de 2013, mais de 220 profissionais estiveram presentes, tendo acesso a informações relacionadas à certificação de estradas de uso florestal, vantagens de um bom planejamento, técnicas e novas tecnologias, custos e políticas públicas. O Encontro Brasileiro de Infraestrutura Florestal cobriu uma lacuna em encontros dessa natureza no segmento operacional florestal, contando com palestras de 18 profissionais com alto nível de conhecimento técnico.
O Evento:
Ao serem implantadas, as culturas florestais necessitam de uma infraestrutura que abranja desde o acesso às áreas até o escoamento da produção, e que durante o ciclo produtivo permita que as florestas sejam mantidas e protegidas garantindo o retorno do patrimônio investido.
A Infraestrutura de um empreendimento florestal, além desprender grande investimento financeiro em sua implantação, provoca modificações quase irreversíveis ao ambiente, e, se não mantidas de forma adequada, podem causar grandes impactos como erosões, assoreamento de rios, deslizamentos, entre outros, afetando o abastecimento industrial e também as comunidades vizinhas, que por muitas vezes usam estas estradas como sua única forma de acesso.
A logística envolvida no processo também é de primordial importância. É por meio dela que é feita a gestão de recursos e equipamentos, além do gerenciamento, armazenagem e movimentação de produtos florestais.
A sinergia criada entre a logística e a infraestrutura florestal garante o sucesso do empreendimento florestal. Por esse motivo, a Malinovski promove o 2º Encontro Brasileiro de Infraestrutura e Logística Florestal, entre os dias 06 e 07 de outubro, em Curitiba (PR).
O evento tem como objetivo reunir técnicos e engenheiros de empresas de base florestal e de instituições públicas para discutir temas relacionados à infraestrutura e a logística que envolve a cadeia produtiva florestal. As palestras serão divididas em 4 blocos de assuntos: Desafios em Logística de Produtos Florestais; Cenário Econômico Atual – Tendências e Perspectivas para a Logística e Transporte Florestal; Técnicas de Planejamento, Construção e Manutenção de Estradas; Interface Entre Estradas e Produção Florestal.
Público-alvo: técnicos e engenheiros de empresas de base florestal e de instituições públicas.