O governo do Quénia criou um feriado nacional para que a população possa se dedicar ao plantio de árvores. O dia escolhido foi 13 de novembro, aproveitando a estação chuvosa no país. O anúncio foi feito por meio de comunicado no Diário Oficial do governo queniano, em 06 de novembro, assinado pelo secretário de Gabinete do Interior, Kithure Kindiki.
“Na sequência da decisão do Conselho de Ministros reunido em Mombaça na sexta-feira, 3 de novembro de 2023, o Governo declarou um feriado especial na segunda-feira, 13 de novembro de 2023, durante o qual se espera que o público em todo o país plante árvores como uma contribuição patriótica aos esforços nacionais para salvar o nosso país dos efeitos devastadores das alterações climáticas”, afirma o Aviso do Diário Oficial.
A iniciativa faz parte de um programa de restauração de paisagem e ecossistemas em andamento no país que, em um primeiro momento, tem por objetivo o plantio de 100 milhões de árvores.
As áreas para que os plantios ocorressem foram definidas e indicadas pelo governo. O presidente do Quênia, William Ruto, e diversas autoridades do governo participaram da ação. Ele alertou que é urgente cessar a invasão das zonas úmidas e de florestas, enfatizando a importância de proteger os recursos hídricos.