Uma das gigantes mundiais na produção de celulose solúvel, a Bracell, segue com as obras de construção da que será a maior fábrica de papel tissue da América Latina. A unidade está sendo construída ao lado da fábrica de celulose da companhia, em Lençóis Paulista (SP). Ao todo, serão investidos R$ 5 bilhões na cidade, sendo R$ 2,5 bilhões na construção da fábrica de papel tissue, que tem previsão de operar ainda este ano, e a outra metade do valor para o investimento em uma planta de produção de clorato de sódio e peróxido de hidrogênio, componentes químicos utilizados no processo produtivo de celulose.
“Nossa nova fábrica de papel tissue será a unidade mais produtiva do Brasil. Este projeto reforça nosso comprometimento de investir no país, contribuindo com a produtividade e sustentabilidade de maneira transversal ao negócio. É um marco que nos deixa bastante otimistas com as perspectivas de desenvolvimento, pois queremos agregar valor e expandir ainda mais as operações downstream de papel tissue”, declarou o presidente da Bracell, Praveen Singhavi.
A nova fábrica contará com quatro máquinas para produção de papel tissue, que serão convertidos em dois produtos: papel higiênico e papel toalha. Com capacidade produtiva de 240 mil toneladas por ano, a fábrica será uma das mais modernas e sustentáveis do mundo, 100% automatizada e a única no Brasil a operar totalmente livre de combustíveis fósseis.