A engenharia florestal conquistou posições valiosas nas eleições do sistema Confea/Crea de 2023, que ocorreram em 17 de novembro. Três engenheiros florestais irão ocupar cadeiras de decisão na entidade.
Nielsen Christianni, de Pernambuco, associado da APEEF, foi eleito Conselheiro Federal do Confea. Rafael Macedo, associado da AREF e vice-Presidente licenciado da SBEF, foi eleito Diretor Geral Mútua em Rondônia. Milena Pepper, associada da APEF, foi eleita Diretora Administrativa Mútua no estado do Pará.
O ano em que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, celebra seu 90º aniversário foi marcado também pela primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet. Os profissionais tiveram a oportunidade de exercer seu direito de voto por meio de dispositivos como celular, tablet ou computador. Foram 88 cargos escolhidos pela internet. O pleito alcançou uma participação recorde, com 141.784 eleitores, representando 19,17% do total de um universo de 739.428 habilitados para exercer o direito de voto.
Para presidir o Confea de 2024 a 2026 foi eleito Vinicius Marchese com 62,9 mil votos (44,39%). Nascido em Mogi-Guaçu (SP), o engenheiro de telecomunicações é especialista em Inovação e Gestão de Negócios, atuando como gestor de empresas e empreendedor. Com formação política pelo RenovaBR, é suplente de deputado federal pelo estado de São Paulo.