Notícias

O setor florestal e o meio ambiente

No último dia 05 comemoramos o dia do meio ambiente. E o setor de base florestal é uma das atividades que mais contribui para a conservação de áreas nativas, além de recuperar áreas degradadas.

De acordo com o último levantamento feito pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em 2023, a área conservada da cadeia de árvores cultivadas chegou a 6,91 milhões de hectares. Deste total, 4,88 milhões de hectares de Reserva Legal (RL), 1,94 milhão de hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) e 100 mil hectares de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).

Dentro dessas áreas conservadas, 195 mil hectares foram caracterizados como Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), um aumento de 8,3% em relação ao último ano. As AAVCs são uma denominação usada por esquemas de certificação para se referir a áreas que possuem uma importância excepcional ou crítica em termos biológicos, ecológicos e sociais.

Nas áreas plantadas e conservadas pelo setor foram registradas mais de 8.310 espécies (incluindo flora, mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios, invertebrados e fungos), distribuídas em cinco biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.

Dentre essas espécies registradas, 335 foram consideradas como ameaçadas de extinção. Considerando os biomas Cerrado e Mata Atlântica, 26 espécies foram classificadas como bioindicadores.

Nesses mesmos biomas, sete espécies da flora e 14 da fauna foram classificadas como raras. Esses números evidenciam o compromisso do setor com o manejo do ambiente para a conservação da biodiversidade.

COMPARTILHAR NOTÍCIA