Os fortes ventos que atingiram o município de Cruz Machado, interior do Paraná, no fim de outubro derrubaram a maior araucária do estado. A árvore estava localizada na linha Japó, cerca de 14 quilômetros distante do centro da cidade.
De acordo com a prefeitura do município, a árvore, que tinha aproximadamente 750 anos, media 42 metros de altura. Era um grande ponto turístico, que despertava interesse de visitantes de todo o Brasil.
“Esta é uma perda irreparável, pois encerrou seu ciclo uma árvore emblemática, que era um símbolo da nossa história e da nossa cultura. Para mensurarmos a relatividade que a araucária possuía, a última postagem que fizemos sobre ela nas redes sociais do município, em 6 de outubro, atingiu mais de 67 mil pessoas, o que representa mais de quatro vezes a população de Cruz Machado. Agora restarão apenas as recordações desta árvore que foi, por centenas de anos, a rainha das araucárias do Paraná”, diz o comunicado da prefeitura de Cruz Machado.
A araucária centenária havia sido certificada como a Maior Araucária do Paraná em diâmetro, pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, em 23 de março de 2006.