Notícias

EUDR e o mercado europeu

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia anunciado recentemente trouxe ânimo a diversos segmentos industriais brasileiros, principalmente àqueles afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos, como o da madeira, por exemplo. Apesar disso, outra questão ainda pode ser um obstáculo para empresas que desejem ter a Europa como destino para seus produtos, o Regulamento de Desmatamento da União Europeia (EUDR).

No dia 17 de dezembro o Parlamento Europeu aprovou mais um adiamento da aplicação e a simplificação do EUDR.

A Coalition on Sustainable Timber (Coalizão para Madeira Sustentável) reúne alguns dos principais países produtores de madeira do mundo, entre eles o Brasil, representado no grupo pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci). Esta coalizão é responsável por acompanhar e discutir os impactos do EUDR no mercado global. A participação da Abimci garante a presença da indústria brasileira nas discussões internacionais, contribuindo com dados técnicos, análises e posicionamentos que defendem condições justas e equilibradas de acesso ao mercado europeu para os produtos de madeira processada.

De acordo com a Abimci, o processo de revisão e adiamento abre uma janela importante para que as cadeias produtivas se preparem, organizem documentações e ajustem processos. “A Abimci continuará monitorando o tema e defendendo uma readequação da classificação de risco do Brasil, hoje enquadrado como padrão, para a categoria de baixo risco”, disse a entidade em comunicado.

 

Participe da Lignum Latin América 
O mais completo evento da cadeia produtiva da madeira.
Data: 15 a 17 de setembro de 2026
Local: Expotrade Convention Center, região metropolitana de Curitiba (Pinhais) – PR
Saiba mais em: www.lignumlatinamerica.com

COMPARTILHAR NOTÍCIA