March 11, 2025 Notícias Nenhum comentário

A participação das mulheres no mercado de trabalho é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. No setor florestal, não é diferente. No estado de São Paulo, a Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas (Florestar São Paulo) apoia iniciativas que defendem oportunidades, espaços e responsabilidades igualitárias entre homes e mulheres e que as vagas devem ser preenchidas conforme a competência de cada indivíduo, independente de gênero.

Aos poucos e cenário vem mudando, com cada vez mais mulheres nas empresas, com melhores salários e ocupando cargos de liderança. De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2024 a indústria de processamento de produtos do setor florestal paulista teve um saldo positivo de 4892 vagas, sendo 46% de contratações de mulheres.

“Isso demonstra que o setor vem fazendo as contratações de forma equilibrada. Ainda devemos considerar que estamos falando da área industrial que, historicamente, sempre foi ocupada na maioria por homens. É um reflexo do avanço das políticas de inclusão e governança que vem sendo intensificadas na última década pela maioria das empresas florestais paulistas”, comenta a engenheira florestal Fernanda Abilio, diretora-executiva da Florestar.

Ainda segundo os dados do CAGED de 2024, as contratações de mulheres na indústria paulista de produtos florestais foram destaque nos segmentos de móveis, chapas, papel e celulose.

Participe do Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Saiba mais em: www.showflorestal.com.br

Escrito por Malinovski