February 11, 2025 Notícias Nenhum comentário

O período proibitivo da colheita florestal em Mato Grosso ocorre anualmente de 1º de fevereiro a 1º de abril, restringindo também algumas atividades do Manejo Florestal Sustentável (PMFS). Em artigo assinado pelo presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, ele explica que a medida tem como objetivo proteger o solo durante a estação chuvosa, quando está mais suscetível à degradação devido ao uso de máquinas pesadas.

De acordo com Blasius, atividades como a construção de estradas e pátios, o corte, a derrubada, o arraste e o transporte de toras dentro da floresta são proibidas neste período. “Por outro lado, o transporte de madeira já armazenada nas esplanadas é permitido, desde que a madeira tenha sido cadastrada no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) antes do início da proibição. Além disso, esse transporte deve ocorrer exclusivamente pelas estradas principais dos PMFS, com emissão de guias florestais conforme as normas estabelecidas. Caso necessário, o engenheiro florestal responsável pode solicitar prorrogações, considerando as especificidades de cada projeto,” comenta ele no artigo.

Ainda segundo a redação do presidente do Cipem, aproximadamente 52 mil quilômetros quadrados do território de Mato Grosso estão sob Planos de Manejo Florestal Sustentável autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Isto representa cerca de 6% da área total do estado, sendo manejados de forma sustentável em propriedades particulares. O governo estabeleceu a meta de alcançar 6 milhões de hectares manejados até 2030. Mas, de acordo com Ednei Blasius, embora representativo, não reflete o verdadeiro potencial de Mato Grosso, cuja capacidade de manejo sustentável, para ele, é ainda maior.

Participe do Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Saiba mais em: www.showflorestal.com.br

Escrito por Malinovski