Rua Prefeito Angelo Lopes, 1860 - Curitiba / PR
Encontro Brasileiro de Energia da Madeira
Nos últimos anos, o setor industrial brasileiro acompanha o aumento das tarifas energéticas. Em muitos casos, as contas pagas dobraram e as políticas públicas não mostram sinais concretos de uma possível redução. Desde o final de 2014 e início de 2015, vivemos a pior crise hídrica do país, na qual os reservatórios chegaram a percentuais alarmantes. Este cenário fez com que as indústrias percebessem que são reféns do atual sistema, que tem como principal fonte a água. Este fato despertou o interesse pela biomassa como fonte energética, afinal o Brasil é o país que dispõe da maior matriz energética limpa do mundo.
No total, segundo dados do Ministério de Minas e Energia são gerados 138.258.525 KW, sendo que 27% de toda energia é proveniente de biomassa. No entanto, apenas 11,9% deste total provem da madeira e resíduos florestais. Este percentual, mesmo sendo otimista, não representa o enorme potencial desta matéria-prima que é abundante, limpa, barata e, principalmente, renovável.
O Encontro Brasileiro de Energia da Madeira surge justamente para promover e incentivar o uso da madeira como fonte energética nas indústrias do país, apresentando as soluções para processamento da madeira e posterior queima, as políticas públicas envolvidas, assim como, as questões legais.
Público-alvo: Empresários, técnicos, estudantes e professores e demais profissionais que trabalham no segmento energético e madeireiro.