- --
Rua Prefeito Angelo Lopes, 1860 - Curitiba / PR
O Encontro Brasileiro de Silvicultura é o momento onde centenas de profissionais interagem e têm acesso a informações atualizadas, que buscam atender às demandas tecnológicas do setor brasileiro de base florestal associado às florestas plantadas. Além de importantes apresentações feitas por palestrantes de altíssimo nível e a apresentação de trabalhos científicos por parte dos participantes, o Encontro promove a integração entre profissionais de diferentes empresas e instituições, possibilitando o estabelecimento de parcerias e a troca de experiências sobre tecnologias e estratégias aplicáveis às florestas plantadas.
As florestas plantadas apresentam importância crescente na economia nacional. Segundo o Anuário Estatístico da ABRAF-2013, o valor bruto da produção (VBP) obtido pelo segmento de florestas plantadas no Brasil, no ano base 2012, totalizou R$ 56,3 bilhões. Os tributos arrecadados corresponderam a R$ 7,6 bilhões. Os postos de trabalho ocupados foram 4,73 milhões sendo 621 mil diretos, 1,31 milhão indiretos e 2,42 milhões resultantes do efeito renda. E a área com florestas plantadas atingiu 7,2 milhões de hectares.
A magnitude deste segmento exige proporcionalidade nos avanços em ciência e tecnologia. A pesquisa científica viabiliza soluções, com sustentabilidade, para o aumento da produtividade florestal e para a melhoria da qualidade dos produtos e processos. Ela permitiu que, nos últimos 30 anos, o Brasil se tornasse o país que mais ganhou produtividade com florestas plantadas e conseguisse progressos de elevada significância em diversos componentes da cadeia produtiva. Foram e continuam sendo gerados vários bilhões de dólares ao País, mas os desafios são muitos. É com a incorporação continua de novas tecnologias e processos que o setor poderá aumentar sua eficiência e competitividade.
A Embrapa Florestas foi a coordenadora técnica do 3º Encontro Brasileiro de Silvicultura, juntamente com a Malinovski, organizadora da III Semana Florestal Brasileira (XVII Seminários de Atualização Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal, 3º Encontro Brasileiro de Silvicultura e Expoforest – Feira Florestal Brasileira), manifestam seus agradecimentos ao apoio de empresas, mídia, associações e instituições que representam o setor produtivo, às organizações, fundações e institutos de pesquisa públicos ou privados, às universidades e faculdades, às empresas florestais, mas acima de tudo, à dedicação dos palestrantes, que trazem temas relevantes de cunho técnico-prático-científico, e dos autores dos trabalhos voluntários, desde renomados profissionais até estudantes em início de promissoras carreiras nas ciências florestais.