Notícias

Show Florestal se consolida como feira internacional

A cidade de Três Lagoas (MS) – Capital Mundial da Celulose, recebeu nos dias 19, 20 e 21 de agosto, a Show Florestal 2025, Feira da Indústria do Eucalipto, que se consolidou na agenda mundial dos eventos florestais.

A Show Florestal recebeu mais de 12 mil visitantes do Brasil e de outros 14 países. Profissionais estrangeiros, e brasileiros vindos de 23 estados diferentes, confirmaram a relevância do Brasil como destaque global em florestas plantadas e na produção sustentável de madeira de eucalipto para a produção de celulose, papel e biomateriais.

A feira registrou um crescimento expressivo: foram 163 empresas expositoras, um aumento de 25% em relação à primeira edição, de 2022. As empresas levaram para a Arena Mix de Três Lagoas inovação e alta tecnologia para máquinas e equipamentos, insumos e serviços para toda a cadeia produtiva. O público também superou expectativas ao longo dos três dias. Se em 2022 a Show Florestal recebeu 7.188 visitantes, esta edição teve mais de 12 mil, cerca de 70% a mais, circulando pelos estandes e áreas demonstrativas.

O desempenho da Região Centro-Oeste na eucaliptocultura, e o nível de tecnologia e profissionalização das empresas que atendem este setor no Brasil contribuiu para atrair a atenção do mundo florestal para a Show Florestal. E a feira fez o seu papel aproximando empresas, profissionais, pesquisadores e investidores.

 

Confira como foram os quatro dias da Semana da Indústria do Eucalipto

 

Dia 18 de Agosto:

Começou em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, a Semana da Indústria do Eucalipto. Neste primeiro dia, aconteceu a sétima edição do Congresso Florestal MS, realizado pela Associação de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas do Mato Grosso do Sul (Reflore MS) e organizado pela Malinovski. O congresso reuniu lideranças públicas, gestores de importantes players de base florestal, especialistas e pesquisadores para debater o cenário do setor na região Centro-Oeste e no Brasil.

 

Dia 19 de Agosto:

Manhã:
Após o sucesso da primeira edição, o Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais – está de volta. Com ingressos esgotados e dividido em dois dias, este primeiro trouxe cases de grandes empresas de base florestal, relacionados à temática de Inovações e Tecnologias Aplicadas nas Operações de Silvicultura, Colheita e Logística Florestal.

Tarde:

As 12h do dia 19 de agosto deu início a segunda edição da feira Show Florestal que recebeu um número surpreendente de visitantes já no primeiro dia.  Autoridades de Mato Grosso do Sul e de outros estados, líderes das principais empresas de base florestal do Brasil e tomadores de decisão do mercado de florestas plantadas participaram dos eventos de abertura da feira. Expositores dos mais diversos segmentos que fazem parte da indústria do eucalipto puderam mostrar suas soluções a um publico altamente especializado.

 

Dia 20 de Agosto:


Manhã:

No terceiro dia da Semana da Indústria do Eucalipto teve o encerramento dos eventos técnicos, com dois painéis, “Inovações e Tecnologias de Empresas, Instituições e Startups”; e “Inovações e Tecnologias de Startups”, fecharam a programação do Evolution, o Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais. Este último, também apresentou e premiou 10 tecnologias de startups selecionadas que desenvolveram soluções para o setor florestal.

 

Tarde:

No segundo dia da Show Florestal, o show ficou por conta das empresas expositoras que, em estandes criativos e impecáveis, receberam visitantes do Vale da Celulose, de diversas regiões do Brasil e de outros países, para demonstrarem suas soluções. Nem a chuva, que caiu leve no fim da tarde esfriou o clima de networking e geração de negócios que tomou conta da Arena Mix.

 

Dia 21 de Agosto:

Manhã:

Três visitas técnicas somaram mais de 200 participantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Portugal e Suécia em três diferentes destinos: Eldorado Brasil, Lacan Florestal e Suzano.

Na Eldorado, foi apresentado o Super Módulo CTL, com a primeira operação com harvester de pneu em área 100% plana no Brasil, e o Mega Forwarder, com capacidade de carga de até 25 toneladas.

Na Lacan Florestal os visitantes puderam ver o manejo de segunda rotação com foco em produtividade. A visita incluiu demonstrações práticas e técnicas de desbrota com motopoda; adubação de brotação; e capina química na entrelinha.

Já na Suzano o foco da visita foi o viveiro florestal de mudas de eucalipto. Com alto nível de automação, monitoramento contínuo dos processos e um ambiente de trabalho inclusivo, o viveiro da Suzano representa o que há de mais avançado na produção de mudas florestais no Brasil.

 

 

Tarde:

O terceiro e último dia da Show Florestal recebeu mais uma vez grande circulação de visitantes. A agenda seguiu com demonstrações estáticas e, também, práticas de drones e equipamentos para biomassa.

O clima de networking ativo entre profissionais e empresas encerrou de maneira especial o evento, consolidando a Show Florestal na agenda mundial do setor.

Durante dos três dias de feira foram mais de 12 mil visitantes do Brasil e de outros 14 países. A feira reforçou a relevância do Brasil como destaque global em florestas plantadas e na produção sustentável de madeira de eucalipto para a produção de celulose, papel e biomateriais.

COMPARTILHAR NOTÍCIA