Notícias

SeloVerde MG é ferramenta para comércio com União Europeia

O recente acordo comercial entre Mercosul e União Europeia sinaliza boas possibilidades para os produtos de madeira de Minas Gerais. O mercado europeu proíbe a importação de produtos originados de áreas desmatadas após dezembro de 2020. A regra exige uma comprovação de que não houve desmatamento na propriedade rural e que a produção respeitou as leis do país produtor.

Uma ferramenta lançada pelo governo de Minas Gerais em maio de 2023 é uma importante aliada para produtores que buscam mercados na Europa. A plataforma SeloVerde MG inclui todos os produtores rurais de Minas Gerais por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que significa mais de 1 milhão de propriedades georreferenciadas.

A plataforma já integra diversas culturas, entre elas o eucalipto. São informações individualizadas das propriedades a respeito do cumprimento da legislação nacional, rastreabilidade e critérios socioambientais para exportação de commodities agrícolas.

O produtor rural pode obter, de forma gratuita, um atestado de conformidade que comprova, com dados verificáveis e evidências científicas, que seu plantio florestal atende os requisitos da União Europeia.

A plataforma SeloVerde MG foi desenvolvida pela UFMG em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, com apoio do programa AL-INVEST Verde da União Europeia (UE).

COMPARTILHAR NOTÍCIA