
No dia 25, aconteceu em Belo Horizonte o Alagro Summit, realizado pela Academia Latino-Americana do Agronegócio (Alagro). O objetivo foi promover os conhecimentos que vêm do campo e levar as boas práticas do agro e dos negócios do Brasil para a América Latina.
A presidente da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), Adriana Maugeri, foi uma das debatedoras do painel sobre segurança climática, que contou com a moderação do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Everton Augusto Ferreira.
Adriana enfatizou a importância da madeira e das florestas como recursos essenciais para o desenvolvimento sustentável e a mitigação das mudanças climáticas. Ela destacou que, embora as florestas sejam reconhecidas como sumidouros de carbono, há um desafio em como contabilizar adequadamente as remoções de CO2 realizadas pelas plantas.
Ela também abordou a necessidade de desenvolver o setor florestal de forma sustentável, apontando que a madeira sempre foi fundamental para as civilizações e continuará a ser essencial. “Eu sempre digo e repito: o avanço das florestas plantadas e economicamente viáveis são essenciais para reduzir o desmatamento ilegal e proporcionar uma fonte de madeira que não implique em destruição ambiental”, destacou.
A presidente da AMIF ressaltou a importância do mercado regulado de créditos de carbono, recentemente aprovado no Brasil, e a necessidade de uma regulamentação precisa para que as remoções florestais sejam devidamente reconhecidas e compensadas.
Participe do Florestas Uai
Data: 10 e 11 de abril de 2025
Local: Centro de Convenções CDL/BH Belo Horizonte – MG
Saiba mais em: www.florestasuai.com.br