Notícias

Goiás lança Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, anunciou no dia 15 de janeiro, o Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal de Goiás e Suas Vantagens Competitivas. De acordo com o governo estadual a iniciativa organiza ações para ampliar a base florestal, estimular novos empreendimentos e consolidar o estado como destino atrativo para investimentos, com destaque para papel e celulose.

“Goiás tem condições de liderar uma nova fronteira florestal no Centro-Oeste, com produção sustentável, segurança jurídica e ambiente favorável para quem quer gerar emprego e renda”, afirmou o vice-governador. “Nosso estado reúne localização estratégica, segurança e capacidade produtiva para crescer com sustentabilidade e transformar potencial em oportunidade, com geração de emprego e renda”, completou ele.

Ainda segundo o governo, a proposta aponta demanda crescente por produtos de base florestal, como biomassa de eucalipto, em cadeias já fortes na economia goiana, além de oportunidades ligadas ao mercado global, impulsionado pelo avanço de embalagens sustentáveis e pelo aumento do consumo de papel em países asiáticos.

O plano também considera a necessidade de suprimento para a construção civil e para segmentos que utilizam energia térmica em processos industriais.

Os levantamentos mais recentes indicam uma área plantada próxima de 130 mil hectares no estado. Mais de 90% do total são plantios de eucalipto. Apesar de pequena, comparada com outros estados da federação, a área com florestas cultivadas em Goiás vem apresentando crescimento nos últimos anos.

COMPARTILHAR NOTÍCIA