Para prevenir os incêndios florestais em Minas Gerais, o governo estadual firmou um protocolo de intenções com diversas entidades do setor produtivo. Assinaram o documento: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Sistema Faemg Senar, a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), o Sistema Ocemg, a Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig Bioenergia) e a Empresa de Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater-MG).
O protocolo reforça o compromisso das instituições em desenvolver políticas públicas conjuntas, promover a capacitação de brigadas rurais, compartilhar os focos de calor mapeados e integrar esforços para fortalecer a resiliência das comunidades frente aos incêndios florestais. A iniciativa busca alinhar estratégias de comunicação, educação ambiental e políticas públicas voltadas à sustentabilidade, criando uma rede colaborativa entre governo, produtores e sociedade civil para enfrentar os desafios causados pelas queimadas no campo.
O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a importância da união de esforços. “Minas Gerais possui a maior área plantada de florestas do país, com mais de 2,3 milhões de hectares, além de áreas extensas de unidades de conservação e cultivos. Com um clima marcado por períodos de seca como o que estamos passando, o estado se torna vulnerável à ocorrência dessas queimadas. A prevenção de incêndios no meio rural exige um esforço coletivo, pautado pela educação, planejamento e responsabilidade ambiental”.
Participe da Expo Minas Florestal – A Feira Mineira da Indústria Florestal
Data: 19 a 21 de maio de 2026
Local: Parque de Exposições de Sete Lagoas | Sete Lagoas – MG
Saiba mais em: www.expominasflorestal.com.br