Ao longo de 2022, as florestas da Eldorado Brasil Celulose sequestraram 16 vezes mais carbono da atmosfera do que o emitido por todas as operações próprias da companhia durante o mesmo período. Os dados foram divulgados no Relatório de Sustentabilidade, que reúne todas as informações da companhia nas áreas ambiental, social e de governança. Segundo o documento, aproximadamente 4,5 milhões de TCO2e (toneladas de carbono equivalente) foram removidas da atmosfera graças às florestas da companhia.

“A celulose é a razão de existir da Eldorado Brasil, e os produtos feitos pela empresa são imprescindíveis para a sociedade. Mas o crescimento da companhia está diretamente ligado a toda a sua cadeia de valor”, explica Elcio Trajano Jr, diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação, da Eldorado Brasil Celulose.

De acordo com a companhia, a gestão ambiental define as ações e metas para o avanço do tema. Ao longo de toda a cadeia que envolve plantar florestas de eucalipto e extrair a celulose da madeira, há uma série de investimentos em soluções e boas práticas silviculturais, exemplificando que agronegócio e meio ambiente não precisam caminhar em lados opostos.

Quem também está investindo pesado em sustentabilidade é a líder global na produção de celulose solúvel. A Bracell conquistou os selos europeus Ecolabel e Nordic Swan para a sua unidade fabril de Lençóis Paulista/SP. As certificações são reconhecidas mundialmente por comprovar as boas práticas ambientais em processos produtivos, e seguem os critérios ecológicos estabelecidos pela Comissão Europeia.

Segundo comunicado da empresa, a obtenção das certificações atesta os baixos níveis de impacto ambiental nos processos produtivos da Bracell SP, que dispõe da fábrica de celulose mais verde e moderna do mundo. A operação é livre do uso de combustíveis fósseis e ainda gera um excedente de energia renovável para o grid nacional suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

“Essa conquista é um resultado do trabalho conjunto das áreas de Meio Ambiente Industrial, Atendimento Técnico ao Cliente e departamento Comercial da Bracell para a União Europeia. Os selos representam o nosso esforço para que todas as áreas da empresa estejam alinhadas às práticas ESG, tornando mais fácil a escolha dos clientes que optam por produtos sustentáveis.”, afirma o gerente de Sustentabilidade da Bracell, João Augusti.

Escrito por Felipe Stresser