Mais uma vez, Curitiba será ponto de encontro para debates em que as florestas estão incluídas. O manejo sustentável das paisagens será o foco das discussões entre profissionais altamente experientes, de diversas partes do planeta. A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de sua Unidade Embrapa Florestas, estão convidando para a Conferência IUFRO LA-2023, que vai apresentar e discutir diferentes iniciativas que visam criar paisagens futuras mais resilientes para benefício das pessoas e da natureza.

O evento acontece tanto em formato presencial, com limite para 250 pessoas, quanto on-line. Estão previstas apresentações de convidados e de trabalhos voluntários, painéis de discussão, além de momentos de networking e socialização entre os participantes.

A Conferência vai reunir uma ampla gama de stakeholders: de formuladores de políticas públicas e cientistas, ao setor privado e comunidades rurais.

De acordo com a organização, a paisagem pode ser definida como um conjunto de áreas contíguas, espacialmente heterogêneas e interativas, onde a cobertura da terra convive com diferentes usos do solo (agricultura, silvicultura e outros). Abrange agrupamentos rurais e urbanos e seus limites extrapolam as propriedades e as áreas de conservação.

Normalmente são analisadas no contexto de unidades, como as bacias hidrográficas, em diferentes escalas espaciais. Uma paisagem sustentável é aquela em que a maioria dos processos ecológicos e produtivos são regidos pelos preceitos que levam à perenidade com qualidade e obedecem à normatização e legislação ambiental. A Conferência IUFRO 2023 América Latina acontecerá de 17 a 19 de outubro em Curitiba/PR. Mais informações sobre inscrições e local do evento serão divulgadas nos próximos dias pelos organizadores.  

Escrito por Felipe Stresser