Em março de 2019 foi concluída a obra que seria o prédio construído com madeira mais alto do mundo. A torre de 85 metros fica em Brumunddal, na Noruega. O nome do edifício, Mjøstårnet, significa “a torre do lago Mjøsa”, que é o maior lago da Noruega. A construção de 18 andares é totalmente em madeira laminada cruzada (CLT), incluindo as treliças internas e os elevadores.

Outra construção, mais alta ainda, está em Milwaukee, Estados Unidos. Apesar dos 86,6 metros de altura, a torre Ascent é uma estrutura que mistura concreto e madeira. São 25 andares. Os seis primeiros abrigam espaços de varejo, estacionamento e saguão. Os outros 19 andares são de apartamentos. O prédio e todo revestido em vidro.

Na Áustria, o edifício HoHo, em Vienna, mede 84 metros de altura e possui 24 andares. São 365 metros cúbicos feitos com madeira laminada colada, e outros 1.600 metros cúbicos de madeira laminada cruzada.

No Brasil, o primeiro e mais alto edifício com madeira laminada cruzada foi concluído no fim de 2020. O projeto de quatro pavimentos foi desenvolvido para a Dengo, marca brasileira de chocolates. A Amata foi uma das parceiras do projeto, fornecendo todo o CLT do empreendimento. O edifício de 1.500m² foi um marco na construção civil brasileira.

Escrito por Felipe Stresser