Notícias

Marcos Jank está na programação do HDOM 2025

Com significativa contribuição em temas agroalimentares globais ao longo de 37 anos de carreira, Marcos Jank é mais um palestrante de destaque confirmado para o HDOM deste ano. Jank acumula múltiplas experiências profissionais em torno do agronegócio: professor e pesquisador acadêmico, servidor do governo federal e de organizações internacionais, presidente e conselheiro de empresas e associações setoriais, executivo e palestrante no Brasil e no exterior. Viveu 10 anos no exterior tendo estudado ou trabalhado em temas de agronegócio global nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Jank é comentarista de agronegócio na CNN-Brasil e foi colunista dos jornais O Estado de São Paulo, Folha de S.Paulo e dos sites da Revista Veja e da CNN.

Figurou entre as 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro em 2012, 2014 e 2018 pela Revista “Dinheiro Rural”. Recebeu o Prêmio ABERJE pela melhor campanha de comunicação corporativa do País em 2011, para o projeto de comunicação da cadeia sucroenergética. Esteve entre as 100 personalidades mais influentes do Brasil em 2010 pela Revista Época; as 100 personalidades mais influentes do mundo em bioenergia em 2010 e 2011 pela Revista Biofuels Digest. E recebeu o Prêmio “50 over 50” da Revista Forbes em 2024 (pessoas que se destacam após os 50 anos). Também recebeu o título de Comendador da Ordem de Rio Branco em 2010 e “Engenheiro Agrônomo do Ano” em 2007.

Sua carreira docente e de pesquisa soma mais de 20 anos em universidades do Brasil e do exterior. Na área de pesquisa aplicada ao comércio agrícola internacional, fundou e presidiu o Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE) entre 2003 e 2007.

No mundo empresarial, Jank foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), entre 2007 e 2012. Foi também vice-presidente de assuntos corporativos e desenvolvimento de negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico (2014-2017) e presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA), iniciativa que reuniu entidades empresariais exportadoras do agronegócio brasileiro com o objetivo de ampliar a representatividade do agronegócio brasileiro nos países asiáticos (ABPA, ABIEC e ÚNICA) entre 2017 e 2019.

Na área pública, serviu como especialista em integração e comércio na Divisão de Integração, Comércio e Assuntos Hemisféricos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington (2001-2002). Foi ainda Assessor Especial do Ministro Celso Lafer no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em 1999.

É formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), Mestre em Política Agrícola no CIHEAM de Montpellier-França, Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) e Livre Docente pela ESALQ-USP.

Participe do 6º HDOM Summit

O Principal Encontro de Executivos(as), Gestores(as) e Investidores(as) do setor florestal no Brasil.
Data: 28 e 29 de outubro de 2025
Local: Espaço Apas, São Paulo – SP
Saiba mais em: www.hdomsummit.com.br

COMPARTILHAR NOTÍCIA