Todo os anos o IBGE divulga dados sobre área, quantidade produzida e valor da produção a partir da exploração de florestas plantadas (silvicultura) e dos recursos vegetais naturais (extrativismo vegetal). Em 2024 o valor da produção florestal atingiu novo recorde, R$ 44,3 bilhões.
Na silvicultura, são investigados sete produtos, incluindo carvão vegetal, lenha, madeira em tora e resina. Já o extrativismo vegetal contempla 37 itens, com destaque para os produtos madeireiros, alimentícios, ceras e oleaginosos.
De acordo com o PEVS (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura) o valor da produção da silvicultura continua superando o da extração vegetal, o que ocorre desde o ano 1998. A silvicultura manteve a trajetória de crescimento dos últimos anos ao atingir o valor de R$ 37,2 bilhões, alta de 17,4% em relação ao alcançado em 2023.
“Após 2020, há um crescimento muito forte da silvicultura. Quando comparamos a produção de 2019 com a produção de 2024, a gente tem um crescimento de 140%, impulsionado pelos avanços tecnológicos e pelo valor da celulose”, comentou o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes.
O pesquisador explica que, entre os produtos madeireiros da silvicultura, houve registro de crescimento do valor da produção em todos os grupos, sendo mais acentuado na madeira destinada à fabricação de papel e celulose, que aumentou 28,0%. O valor da produção da madeira em tora para outras finalidades cresceu 18,0%; do carvão vegetal subiu 6,3%; e da lenha alcançou 7,0%.
Participe do 6º Hdom Summit
O Principal Encontro de Executivos(as), Gestores(as) e Investidores(as) do setor florestal no Brasil.
Data: 28 e 29 de outubro de 2025
Local: Espaço Apas, São Paulo – SP
Saiba mais em: www.hdomsummit.com.br