Idealizada pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas), em parceria com diversas instituições e órgãos de entidades públicas e privadas, o Paraná lançou no mês de junho a campanha 2025 de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.
“A campanha começa no período de seca no Paraná, que ocorre de junho a outubro, mas é uma preocupação contínua. Para o setor florestal, a prevenção a incêndios florestais exige a maior atenção, porque nosso patrimônio chega a 1,17 milhão de hectares de florestas plantadas, e envolve riscos não só às florestas, mas também aos animais e vidas humanas”, assinala Fabio Brun, presidente da Apre.
A edição 2025 da campanha traz como foco o protagonismo infantil como ferramenta de transformação social e ambiental. A ideia é trabalhar a conscientização desde a escola, formando crianças e adolescentes como multiplicadores de atitudes responsáveis.
Dados do Corpo de Bombeiros mostram que houve uma queda de 40% nos primeiros quatro meses deste ano nos focos de incêndio no estado, reforçando o alerta para o período crítico, especialmente nos meses de agosto e setembro.
A campanha é idealizada pela APRE Florestas com o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Embrapa Florestas, FAEP, Ibama/Prevfogo, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Instituto Água e Terra (IAT), Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Governo do Paraná, Universidade Federal do Paraná (UFPR), ABIMCI, APEF, FUPEF, Associação Paranaense de Medicina de Animais Selvagens, Rede Nacional de Brigadas Voluntárias e Simepar.