Durante a primeira edição do VEJA Fórum Agro, realizado e promovido pela Veja, o setor brasileiro de florestas plantadas teve espaço e voz. Durante um painel dedicado ao tema, Germano Vieira, diretor florestal da Eldorado, apresentou uma visão sobre a relevância da silvicultura, mesmo com pouco destaque dentro do agronegócio brasileiro.
O executivo falou da organização do setor, que tem operações de alta complexidade tecnológica dentro de uma atividade estratégica para a economia nacional e essencial para diversas cadeias produtivas. Germano lembrou que, embora ocupe apenas 1% do território nacional, o segmento movimenta resultados muito superiores à sua área física. Ele apresentou dados como a área total de florestas plantadas no Brasil, cerca de 10 milhões de hectares, majoritariamente de eucalipto, que abastecem indústrias de celulose, siderurgia, biomassa e madeira sólida. Também lembrou que a partir da madeira de florestas plantadas surgem mais de cinco mil bioprodutos, que vão de embalagens e móveis a itens usados na cosmética, na moda e até em processos metalúrgicos.
Segundo ele, somente em 2024, as exportações de produtos provenientes de árvores plantadas atingiram US$ 15,7 bilhões, enquanto a arrecadação tributária chegou a R$ 21,8 milhões. A atividade ainda sustenta 2,8 milhões de empregos, muitos deles altamente especializados, para plantar quase 2 milhões de árvore por dia.
Foto: Flavio Moret/Reprodução