A Semana Internacional da Madeira, série de sete eventos que visa promover a força e união do setor madeireiro, ocorre em setembro em Curitiba (PR)

 O setor madeireiro é um importante ramo da indústria nacional, que envolve uma cadeia produtiva complexa e inúmeros segmentos distintos, e que emprega profissionais das mais diversas competências, demandando constante inovação tecnológica para seguir promovendo o progresso do país. Para fomentar a união e sinergia entre os diversos segmentos que compõem este setor, a Malinovski organiza a segunda edição da SIM – Semana Internacional da Madeira, realizada entre os dias 19 e 22 de setembro deste ano em Curitiba (PR). Visando reunir o setor madeireiro novamente na capital paranaense para apresentar tendências e discutir as perspectivas do setor, a SIM será composta por sete eventos distintos, contemplando diversos aspectos e mercados ligados ao setor.

A Lignum Brasil – Feira de Transformação, Beneficiamento, Preservação, Biomassa e Uso da Madeira e a Expo Madeira & Construção (evento da APRE – Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal) são os principais eventos da SIM, afinal apresentam para o mercado as tendências em tecnologia disponíveis para o mercado nacional no processamento da madeira e uso do material na construção civil. Na edição 2016, as feiras contaram com 71 empresas expositoras e mais de 5.100 visitantes de 22 Estados brasileiros e 11 países, gerando mais de R$ 53 milhões em vendas e prospecções. Juntos, os eventos reaproximaram e fortaleceram o setor madeireiro brasileiro e estimularam o uso da madeira na construção civil.

O 2º WoodTrade Brazil – evento organizado pela Abimci (Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente), FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Malinovski – reunirá novamente industriais madeireiros, produtores florestais e profissionais ligados à cadeia produtiva da madeira, trazendo palestras de especialistas nacionais e internacionais que proporcionarão a troca de informações e debate sobre cenários futuros. Por sua vez, o 2º Encontro Brasileiro de Energia da Madeira fornecerá aos profissionais do setor acesso a estudos e cases apresentados por palestrantes com ampla experiência no setor. De forma inovadora, o Encontro tem foco exclusivo no uso madeira para geração de energia.

Para completar a Semana Internacional da Madeira e atender uma demanda latente de informação técnica, dois novos eventos foram elaborados: o WoodProtection – Conferência Sul-Americana de Tecnologias para Proteção de Madeiras e o ProWood – Conferência Sul-Americana de Tecnologias para Transformação e Beneficiamento da Madeira. O WoodProtection tem como objetivo proporcionar atualização profissional e apresentar novas tendências aos profissionais ligados à proteção de madeiras e que aos poucos despertam para a potencialidade de usos da madeira tratada. O evento tem a assinatura da FG4Mad e da Malinovski. Já o ProWood visa apresentar tecnologias disponíveis no mercado nacional e internacional e auxiliar na melhoria dos processos industriais madeireiros brasileiros que ainda tem muito a evoluir levando em consideração os mercados internacionais.

Finalizando os eventos da SIM, o Simpósio Madeira & Construção, organizado pela APRE, chega à sua quarta edição com o intuito de ampliar o conhecimento e consolidar a madeira como a matéria-prima do futuro, consolidando-se como um dos principais fóruns de discussão sobre o tema no Brasil.

A realização dos sete eventos, durante a segunda Semana Internacional da Madeira, proporcionará uma verdadeira integração do setor industrial madeireiro. A sinergia entre os diferentes players novamente mostrará o poder da madeira para o mercado nacional e internacional.

 

Mais informações:
www.lignumbrasil.com.br
+55 (41) 3049-7888
info@malinovski.com.br

 

Escrito por Luciano Simão