Photo-16
novembro 25, 2013 Notícias Nenhum Comentário

Empreendedores, gestores florestais, técnicos e analistas. É para eles que o Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Microsoft Excel para Aplicação na Atividade Florestal, especialmente elaborado pela Malinovski, é destinado. O curso foi apresentado ao mercado porque o uso de planilhas eletrônicas é comum no meio. De acordo com o instrutor, Eldemar Jaskiu, o Excel é provavelmente o software mais conhecido para esta finalidade.

A primeira turma de 33 profissionais, que participou do curso realizado em Curitiba (PR), nos dias 21 e 22 de novembro, teve acesso ao aperfeiçoamento de funcionalidades usuais do programa como, a formatação condicional e a validação de dados, importação de dados, tabelas e gráficos dinâmicos, ferramentas de análise estatística e automação de procedimentos.

Para Eldemar, a versatilidade oferecida pelo Excel é um dos seus pontos fortes. “O programa além de realizar cálculos numéricos, é extremamente útil para criar relatórios, proporcionar a análise de dados e finanças, fluxos de caixa, representações gráficas, criação de listas e tabelas, acesso a bancos de dados e automatização de tarefas complexas”, destacou.

O analista de inventário florestal da Fibria, Sebastião Oswaldo Ferreira contou que é teoricamente fácil encontrar cursos de Excel no mercado, mas não focados no mercado florestal. Para ele a oportunidade de aprender com os exemplos das aplicações florestais nas funções do programa é muito importante e útil para suas funções.

O professor de manejo e mensuração florestal da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), João Ricardo Vasconcelos Gama, decidiu participar do curso porque não tinha conhecimento de algumas ferramentas do Excel, como o ajuste de modelos não lineares e a organização do banco de dados. “O curso foi muito bom e abrangente”, declarou.
Já para o analista florestal pleno da Vale Florestal, Sergio Alexandre Santos Silva, o Curso terá aplicação prática nas atividades desenvolvidas por ele no dia a dia de seu trabalho. “O conhecimento do instrutor foi essencial para que eu conseguisse absorver as informações como das tabelas de dados e tabelas dinâmicas, assim como do módulo sobre a análise de dados”, finalizou.

Escrito por Giovana Massetto