Photo-10
novembro 12, 2013 Notícias Nenhum Comentário

Grupo organizado pela Malinovski faz visitas técnicas a empresas chilenas e Expocorma. A Malinovski organizou uma viagem técnica e cultura para o Chile. Um grupo formado por 34 profissionais de diversas empresas florestais do Brasil tiveram a oportunidade de conhecer as operações florestais de duas grandes empresas florestais chilenas: Arauco Florestal e Mininco Florestal – CMPC. Para completar a viagem técnica, o grupo visitou a Expocorma.

Na visita à Arauco, os profissionais conheceram como são realizadas as atividades da empresa, tiveram acesso ao viveiro clonal de eucalipto, onde foi possível conhecer o processo de clonagem desenvolvido pela empresa. Um ponto interessante que pode ser observado é a automatização de algumas atividades do viveiro. Na sequência, um povoamento de Pinus Radiata foi mostrado ao grupo.

A operação de colheita de pinus visitadaera é realizada com FellerBuncher, Skidderse processadores.

O segundo dia foi marcado pela visita à CMPC, onde os visitantes puderam conhecer um pouco sobre as atividades realizadas pela empresa, assim como acompanhar as operações de colheita de eucalipto, destaque para uma delas, onde a madeira é colhida e o cavaco é produzido ainda no campo.

Para Fabricio Poloni, da ArcelorMittalBioFlorestas, conhecer as duas empresas proporcionou aos integrantes do grupo uma experiência muito rica. “A iniciativa da Malinovski foi muito boa, além de nos proporcionar uma experiência positiva também possibilitou um excelente contato com outros profissionais.”

Durante a visita à tradicional feira chilena, a Expocorma, realizada em Concepción, os brasileiros tiveram acesso a mais de 200 expositores que apresentaram produtos que atendem a cadeia produtiva da madeira.Grandes marcas como Caterpillar, John Deere, Tigercat e Komatsu estiveram presentes. De acordo com Rafael A. Malinovski, diretor de negócios da Malinovski, a feira apresentou algumas novidades para o mercado florestal, principalmente na operação de colheita e sistemas de controle operacional.“A Expocorma proporciona uma excelente oportunidade para a realização de contatos, além de apresentar aos visitantes as mais novas tecnologias em maquinários para colheita.”

A visita ao Chile foi finalizada com chave de ouro,devidoàs visitasaos principais vinhedos do país.Nelas os brasileiros puderam conhecer todo o processo de fabricação do vinho e também degustar os rótulos. “A viagem organizada Malinovski, permitiu que ampliássemos nossos conhecimentos na parte técnica e cultural”, declarou Volmir Antonio Henkes, do Grupo Jari.

Escrito por Giovana Massetto